A população brasileira terá que voltar às urnas para concluir a eleição presidencial, que será decidida em um segundo turno entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Com cerca de 97,38% das urnas apuradas, por volta das 21h30 deste domingo (dia 2), Lula contabilizava 47,91% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro registrava 43,65%. O segundo turno está marcado para o dia 30 de outubro, último domingo do mês.
Neste primeiro turno, Lula liderou os votos nas regiões Nordeste e Sudeste do país. Já Bolsonaro teve liderança consolidada no Centro-Oeste. Os candidatos Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT), tinham, até às 21h30, 4,21% e 3,05%% dos votos válidos, respectivamente.
Principais propostas
Lula quer, dentre as principais promessas de campanha, renovar e ampliar o programa Bolsa Família, acrescentando aos R$ 600 mensais outros R$ 150 por cada filho menor de seis anos. Pretende, ainda, aumentar do salário mínimo e restaurar o poder aquisitivo da população. Além disso, visa implementar uma reforma tributária e reduzir o enfrentamento que afeta quase 70% das famílias brasileiras.
Já o atual chefe do Executivo propõe priorizar a geração de empregos, especialmente para jovens e mulheres; isentar do imposto de renda quem ganha até cinco salários mínimos; e melhorar a infraestrutura nas regiões menos desenvolvidas.
Bom dia, brasileiros e brasileiras; pelo q minha pessoa; ouviu ontem e está lendo, agora; as eleições transcorreram em Paz! Graças à Deus! E q os eleitos exerçam os votos q receberam; com clareza, honestidade e fidelidade às necessidades básicas de nossa Pátria, amém!