A procissão fluvial de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul está de volta em Barra Mansa. Por conta da pandemia da Covid-19, o evento religioso de comemoração ao Dia da Padroeira do Brasil, celebrado em 12 de outubro, se limitou em 2020 e 2021 à realização de carreata, evitando as relações mais próximas entre as pessoas e aglomerações.
Com a transmissão do coronavírus controlada através da vacinação, a procissão retorna às suas tradições, com uma programação intensa, que reúne carreata, procissão terrestre e louvor.
A procissão é organizada pela família Baião e a Associação de Canoeiros, com apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Cultura Barra Mansa. São esperados no evento em torno de cinco mil fiéis.
Para o presidente da FCBM, Marcelo Bravo, a iniciativa é uma das maiores procissões em homenagem a Nossa Senhora Aparecida realizada no interior do Estado. “O evento é esperado com grande expectativa pela população, que percorre diversas ruas, numa demonstração de fé e confiança na Padroeira do país”.
Já Rogério Baião, que faz parte da terceira geração da família que deu origem à procissão, disse do seu orgulho de levar adiante a tradição. “É emocionante proporcionar esse evento tão importante para nossa igreja e a nossa cidade, comovendo fiéis e cortejando com muita fé Nossa Senhora Aparecida”.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
14:00 – Carreata com a saída da imagem de Nossa Senhora da residência da família Baião, no Centro, em direção a comunidade da Vila Maria;
16:00- Louvor Ministério Unidos por Cristo, no Corredor Cultural, Centro;
16:30 – Chegada da imagem na Comunidade de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Maria;
17:30 – Carreata do bairro Vila Maria passando pela Vila Nova até o bairro Roberto Silveira;
18:30 – Veneração a Nossa Senhora Aparecida, no bairro Roberto Silveira;
19:00 – Procissão Fluvial nas águas do Rio Paraíba do Sul, no trecho entre o bairro Roberto Silveira e a Rua Presidente Getúlio Vargas, atrás da Câmara de Vereadores;
19:30 – Procissão terrestre pelas principais ruas do Centro com destino à Matriz de São Sebastião;
20:00 – Ato final de veneração à Padroeira do Brasil.
Fotos: Chico de Assis