Policiais civis da 90ª DP (Barra Mansa), da delegacia de proteção à Criança e Adolescente Vítima (DCAV), com o apoio do 4º e 5º DPAs (Departamentos de Polícia de Área), deflagraram na manhã dessa quarta-feira (dia 5) a Operação CTRL+L. Os agentes estão nas ruas para cumprir dois mandados de busca e apreensão no município de Barra Mansa e em Niterói. Os alvos são suspeitos de fomentar a pornografia infantil e de manter milhares de fotos e vídeos envolvendo cenas de sexo, inclusive com bebês.
A Operação CTRL+L é resultado da troca de informações entre os núcleos de inteligência da Polícia Civil, Polícia Federal e o NCMEC (National Center for Missing & Exploited Children), do emprego de modernas técnicas de Investigação Cibernética para a apuração de crimes de Produção, Armazenamento e Compartilhamento de cenas de abuso sexual infantojuvenil (artigos 240, 241-A e 241-B do ECA) e do monitoramento do tráfego desse conteúdo na rede mundial de computadores.
A ação desta quarta-feira inaugura uma série de operações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes que serão desenvolvidas com regularidade pela Polícia Civil do Rio para dar publicidade e buscar engajamento para a Campanha do Maio Laranja, instituída pela Lei 14.432/2022. O objetivo é mobilizar a sociedade brasileira contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, bem como o Dia nacional de Combate ao Abuso e à exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, realizado em 18 de maio.