A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda iniciou uma fiscalização do transporte de botijões de gás em motocicletas na cidade. O transporte desse produto de forma improvisada, com o uso de cangalhas, por exemplo, é proibido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), além de ser um grande risco para motoristas, pedestres e para quem transporta a mercadoria.

Uma operação comandada pelo secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, foi realizada na semana passada nos bairros Padre Josimo, Siderlândia e Belmonte. Os locais foram alvos de denúncias e uma motocicleta foi removida ao depósito público municipal. O veículo foi flagrado fazendo o transporte de botijões de gás de forma improvisada.

Coronel Henrique explicou que a operação ocorre para cumprir o que é estabelecido pelo Contran (Resolução Nº 943/2022), que prevê requisitos mínimos de segurança para o transporte remunerado de passageiros (mototáxi) e de cargas (motofrete).

“Estamos priorizando a segurança das pessoas e salvar vidas. O cuidado no transporte é essencial, uma vez que com qualquer tipo de queda, por se tratar de um produto inflamável, pode trazendo danos irreversíveis. O transporte de botijões tem que ser feito em triciclos, semirreboques e sidecars”, enfatizou o secretário.

Além da remoção do veículo, o condutor pode ser multado em R$ 293,47 pelo descumprimento e perder sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), por ser considerada uma infração gravíssima.

Foto: Divulgação/Semop.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.