Morre Monsenhor Francisco Xavier Nobuo Sano aos 89 anos

A Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda comunicou, nesta segunda-feira (dia 28), a morte de seu decano, Monsenhor Francisco Xavier Nobuo Sano, de 89 anos, ocorrido nesta manhã.

Em nota, a Diocese lamentou a perda. “Monsenhor Sano serviu à Igreja com dedicação e amor, sendo exemplo de fé, sabedoria e generosidade para todos os que com ele conviveram. Sua partida deixa um legado precioso e uma saudade imensa em nossos corações. Unimo-nos em oração, pedindo a Deus que o receba em sua infinita misericórdia e conforte seus familiares, amigos e toda a comunidade diocesana”.

História de Monsenhor Sano

Descendente de japoneses, Monsenhor Sano nasceu em 18 de junho de 1935, em Mirandópolis, São Paulo. Ingressou no Seminário aos 16 anos, na Arquidiocese do Rio de Janeiro, e foi ordenado diácono em 1963. Sua ordenação presbiteral aconteceu em 28 de junho de 1964, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Morro Azul, distrito de Sacra Família, em Paulo de Frontin, pelas mãos de Dom Altivo Pacheco Ribeiro, 4º Bispo Diocesano.

Ao longo de sua vida pastoral, Padre Francisco Xavier Nobuo Sano atuou em diversas cidades da região. Foi vigário-geral da Diocese, procurador da Mitra Diocesana, juiz instrutor da Câmara Eclesiástica, examinador sinodal, coordenador geral da Pastoral Diocesana, reitor do Seminário Menor e membro do colégio de consultores.

Em 2021, recebeu o título de Monsenhor pelo Papa Francisco, em reconhecimento aos seus serviços prestados à Igreja. A cerimônia de apresentação de Monsenhor Sano ocorreu na Igreja Santa Cecília, presidida por Dom Luiz Henrique.

Nos últimos anos, Monsenhor Sano exercia a função de vigário paroquial da Paróquia de Santa Cecília, em Volta Redonda, e também era um dos administradores da Comunidade São José Operário, em Barbará, Barra Mansa.

Informações sobre as cerimônias fúnebres serão divulgadas em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.