Uma mulher foi presa em flagrante na manhã desta terça-feira (dia 1º) no bairro Santa Cruz, durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão da Operação Rastreio, conduzida por agentes da 93ª DP (Volta Redonda). A ação foi coordenada pelos delegados Vinicius de Mello Coutinho e José Carlos Pereira Neto.
Na residência alvo da operação, os policiais encontraram 147 aparelhos eletrônicos de origem não comprovada. Entre os itens, um celular da marca Apple, com registro de roubo, estava sendo usado pela suspeita.
A mulher foi conduzida à delegacia, onde foi autuada em flagrante pelo crime de receptação, previsto no artigo 180 do Código Penal. Após os procedimentos de praxe, ela será encaminhada ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.
Polícia Civil recupera mais de 1.400 celulares e prende 102 criminosos no “Dia D”
A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) realizou, nesta terça-feira, uma importante etapa da maior ação de combate a roubo, furto e receptação de celulares nos 92 municípios do Rio de Janeiro. Trata-se do “Dia D” da “Operação Rastreio”. Somente nesta data, foram recuperados 1.462 aparelhos e 102 pessoas foram capturadas. Iniciada em 3 de maio, a iniciativa ataca toda a cadeia criminosa envolvida na subtração e comercialização dos dispositivos ilícitos.
O “Dia D” ocorreu uma semana depois de as delegacias de todo o estado enviarem intimações para que mais de 3 mil usuários de celulares produtos de crimes entregassem os aparelhos. Eles tiveram 72 horas para devolver os telefones adquiridos de forma irregular, evitando, assim, a responsabilização criminal. Os intimados foram identificados a partir das investigações conduzidas pelas unidades da Polícia Civil.
Quem não entregou o aparelho será indiciado pelo crime de receptação. O objetivo é evitar a comercialização dos bens, o que teria um impacto sobre toda a cadeia criminosa, além de mostrar para a população que essa aquisição tem consequência.
O levantamento feito pela Polícia Civil mostrou que 934 pessoas foram até as delegacias e entregaram os telefones. Com isso, o volume de celulares apreendidos desde o início da “Operação Rastreio” – que inclui iniciativas contra receptadores em grandes centros comerciais populares na capital e na Região Metropolitana – ultrapassa 3,7 mil, somando aos aparelhos recuperados nesta terça-feira. Além disso, 207 pessoas foram presas por envolvimento nos delitos.
Todos os dispositivos recuperados passam por perícia. Como parte das investigações, os legítimos proprietários estão sendo identificados e terão seus bens restituídos. A “Operação Rastreio” é uma ação contínua da Polícia Civil que combate roubo, furto e receptação de celulares com ações coordenadas de distritais e especializadas.