A Delegacia de Polícia Federal de Niterói deflagrou, na manhã desta quinta-feira (dia 22), a Operação Abono, que visa desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes contra a Caixa Econômica Federal.
Foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Niterói 11 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão temporária. Até o momento foram cumpridos sete mandados de prisão e uma prisão em flagrante foi realizada pela falsificação de documentos públicos.
Na residência de um dos falsificadores foram encontrados diversos documentos falsificados e suportes originais de documentos, além de farto material utilizado para a falsificação.
A organização se utiliza de uma rede de falsificadores e sacadores para levantamento indevido de valores do FGTS e de Cota PIS (Programa de Integração Social), além de retiradas de valores de contas daquela Empresa Pública Federal. O prejuízo, segundo informações, supera R$ 2 milhões.
O grupo criminoso contava com a participação direta de um funcionário da Instituição Bancária Federal, que também foi preso.
Os criminosos responderam por estelionato qualificado, organização criminosa, peculato, crimes contra o Sistema Financeiro e lavagem de dinheiro.