O Ministério Público Eleitoral protocolou na última sexta-feira (dia 16) um pedido de indeferimento da candidatura de Luiz Fernando Pezão (MDB) à Prefeitura de Piraí. A medida foi divulgada na terça-feira (dia 20) pelo MPE. O ex-governador do Rio de Janeiro, que tenta retomar a carreira política, está com os direitos políticos suspensos até 2027 devido a uma condenação por improbidade administrativa. Segundo a promotoria, Pezão não atende aos critérios de elegibilidade, o que o impediria de concorrer ao cargo.
A condenação de Pezão está relacionada a irregularidades nos repasses para as áreas de saúde e educação durante seu mandato como governador. Em resposta à ação do Ministério Público, a defesa de Pezão afirmou estar confiante na confirmação de sua candidatura, apostando em recursos judiciais para derrubar a sentença ou na obtenção de uma liminar que permita sua participação na disputa eleitoral.
Além dos desafios jurídicos, Pezão enfrenta também questões de saúde. No último fim de semana, o ex-governador sofreu um acidente doméstico em sua casa, em Piraí, e lesionou o ombro após tropeçar em um objeto. Ele precisou passar por uma cirurgia em um hospital particular de Volta Redonda e, por conta disso, sua agenda de campanha foi temporariamente suspensa.
Foto: Reprodução