O Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda enfrenta mais um problema de execução. O prefeito Neto (PP) reafirmou seu compromisso de fazer de 2025 o ano da entrega de grandes obras na cidade. Entre os projetos prometidos, está a inauguração do viaduto que ligará os bairros Voldac e Niterói, prevista para julho, mês de aniversário do município. No entanto, antes mesmo da entrega, a estrutura já recebe críticas da população pela qualidade da obra.
Durante entrevista concedida ao radialista Rafael Moura, no programa Bom Dia Cidade, da Rádio Cidade do Aço, na quarta-feira (dia 26), um morador do bairro Água Limpa questionou a fiscalização do projeto e apontou falhas no acabamento. “Está faltando qualidade na empreiteira que está realizando o serviço. O corrimão está torto, o acabamento é de péssima qualidade”, relatou.
Diante da denúncia, Neto reconheceu os problemas e garantiu providências. “Eu já verifiquei isso, já chamei a atenção. O secretário [de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas] Uruan Andrade esteve lá visitando, e eles vão dar um jeito nisso também”, afirmou.
Segundo a Prefeitura, a empresa Santa Luzia, responsável pela obra, já realizou o asfaltamento da estrutura, utilizando cerca de 15 toneladas de asfalto para cobrir os 200 metros de extensão do viaduto. No entanto, serviços essenciais como drenagem e iluminação ainda precisam ser concluídos antes da liberação do tráfego. A expectativa é que a nova ligação viária melhore o fluxo de veículos e facilite o acesso a bairros como Retiro, Voldac, Niterói e Barreira Cravo.
Além desse projeto, Neto também prevê a conclusão da alça do viaduto Heitor Leite Franco até outubro deste ano.
Nota da redação
Diante das reclamações e da admissão do problema por parte do chefe do Executivo, a reportagem questionou a Prefeitura sobre quais medidas concretas serão adotadas para corrigir as falhas e se a empreiteira responsável já foi notificada oficialmente. Até o fechamento desta edição, não houve resposta.
Erros em obras se repetem
Este não é um caso isolado em Volta Redonda. Em 2023, a construção da nova ponte entre os bairros Aero Clube e Aterrado, parte do Plano de Mobilidade Urbana da cidade, apresentou um erro de cálculo que comprometeu sua funcionalidade. A alça de acesso da estrutura foi projetada com altura insuficiente, impedindo a passagem de veículos maiores, como caminhões-baús e ônibus de dois andares.
O problema ficou evidente quando um caminhão ficou preso sob a alça suspensa na Avenida Ministro Salgado Filho, cuja altura ficou limitada a 3,20 metros. O erro levou à necessidade de readequação do projeto, incluindo a possibilidade da construção de um “mini-mergulhão” para corrigir a falha. Além disso, a obra sofreu atrasos e aumento de custos, reforçando a polêmica sobre a qualidade do planejamento e execução das obras de mobilidade na cidade.
Prazos
Além do viaduto da Voldac, o prefeito Neto também pretende concluir até outubro de 2025 a alça do viaduto Heitor Leite Franco, além de finalizar as ciclovias e o asfaltamento de ruas previstos no convênio com o governo do estado. Outro projeto em andamento é a nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, cuja entrega está prevista entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, segundo informações dos responsáveis técnicos pela obra.
Para garantir o cumprimento do cronograma, Neto tem intensificado reuniões com lideranças estaduais. Na última semana, o prefeito se encontrou com o governador Cláudio Castro, além de dialogar com o deputado federal Doutor Luizinho (PP) e o secretário estadual de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade.
“Andamos muito, fizemos muitas agendas e reuniões. As obras estão ficando prontas, estamos finalizando detalhes, sinalizando e equipando antes de a gente fechar as datas. Só temos que agradecer ao Governo do Estado e ao nosso amigo Doutor Luizinho por todo o apoio que recebemos”, afirmou o prefeito.
Boa noite 👍 e as reformas mirabolantes da rua 33 e praça da ETPC, que já ultrapassam 3 anos de obras 🙄🫣 ,um Absurdo ☹️🤔🤑
O problema que sempre acontece nas obras da PMVR,é a falta de fiscalização da mesma.A SMO me parece que deixa tudo por conta das empreiteiras.
E a praça da etpc?
Vai ficar p milênio que vem?!
E SLOGAN DA PREFEITURA É:
“””COM O POVO, HONESTIDADE E COMPETÊNCIA”””
😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡
Kkkkk…pior que vc tem razão! Se aos olhos é assim, imagina o que os olhos não veem…kkkkk
O acabamento do viaduto está igual o acabamento da rua 33 . As faixas de pedestre elevadas com péssimo acabamento coitado das pessoas com deficiência.
E a terceira mas no final da rua até hoje não foi concluída na verdade parece mas um quebra molas.
E fala que ama volta redonda. A sim volta redonda o povo tá longe desse amor.
E aquela faixa de entrada da radial na Adeodaro Pires logo depois da curva? Uma confusão, ninguém se entende… bizarro!
Corrimão torto, quebra molas ruim para gente passar em cima…
Que saudades do Samuca que fez um hospital de capanga , que não uso, e serviu para roubar os cofres públicos…
Bando de gente idiota!!!
Não reconhecem um grande gestor!!!! Parabéns pelas obras que irão ajudar toda a população!
Não entendi sobre sua posição sobre o assunto! As obras, pra você são de qualidade ou não? Essa é a temática.
O que eu vejo é uma falha de engenharia.
O que precisa ser feito é responsabilizar de fato a empresa contratada para executar o projeto.
E não inaugurar com os erros gravíssimos estruturais.
Que pessoas comuns não conseguem enxergar.
Fica dica.
Não dar continuidade aos serviços.
Reparar o quanto antes as cagadas que estão feitas.
Devido a falta de fiscalização.
Ou quem está fiscalizando não tem o mínimo de conhecimento para atuar nessa atividade.
Tenho visto isso em todas às obras do governo Neto. Difícil saber que o dinheiro investido nelas dá pra fazer coisas boas e duráveis para ajudar na mobilidade dos volta redondense mas, o que vimos é deterioração pra todo lado. “E toma dinheiro pra manter essas obras de pé! ” – só o mergulhão, que é de concreto e estruturas metálicas já passou por várias reformas no período de seu governo.
O nosso dinheiro tá indo pelo ralo. Viadutos mau feito e feito de forma errada. Transporte público uma B0ST∆ todo mundo reclamando.
O Sandu no Eucaliptal que não inaugura faz 5 anos. Iluminação da ponte que liga o bairro água limpa ao Senai queimado. Volta Redonda tá Indo de mau a pior.
Onde estão o Ministério Público, a OAB, a Câmara Municipal de Volta Redonda, que não vêm os atos desonestos desse Neto? Não é possível que nenhum vereador tenha a ombridade de pedir o afastamento desse homem do cargo.
Certamente, nas próximas eleições municipais esse povinho ordinário vai eleger prefeito o tal Munir, irmão do atual “honesto e competente” ocupante da PMVR.
Neto suga as empreiteiras, aí as mesmas não conseguem entregar as obras n tempo certo,ce ainda fazem mal feita por falta d grana.
Governador enche ele d dinheiro mas não sei porque o dinheiro some
Essas estrutura precisa ser jateada e pintada
Não pode fica do jeito que esta
Eu acho que esse prefeito Neto, só sabe fazer viadutos e pontes .
Eu acho que você Neto deveria das umas voltas nos bairros e procurar as melhorias adequadas.
E a poluição? Você não é capaz de fazer o mínimo de esforço para melhorar .
Já que diz que é amigo do governador, seria a hora de pedir uma ajuda né.
Não vi um Engenheiro da Prefeitura, e olha que existem vários, fiscalizando o andamento das obras da 33. As calçadas ficam cheias de poças d’água quando chove, não tem caimento. A tal faixa amarela, feita com material de pessoma qualidade, já está quase toda quebrada ou solta. Na ponte da rua 33 com a 18 quando chove às águas das chuvas empoçam. Ou seja, obra mal feita. Era preferível deixar as pedras portuguesas.A firma que está fazendo a OBRA, tem que ser COBRADA, simples assim. Os Vereadores, que tem o DEVER de fiscalizar, estão esperando o que ?
Nem falo do acabamento, a questão principal é o quebra molas na descida do viaduto e a demora para abrir o sinal antes da ponte que liga Niterói ao aterrado, o congestionamento vai continuar por cima do viaduto e vai ocasionar acidentes caso nada seja feito. É um absurdo demorar quase 10 minutos da ilha são João até o aterrado.
Faltou grana pra fazer o acabamento foi pouco agora tem que esperar governo liberar mais igual rodovia do contorno 20 anos pra ser entregue por outro prefiro kkk e política e Brasil e volta redonda kkkk
Não é só o corrimão não, até cego vê que as vigas ( I ) que fizeram de sustentação estão todas tortas e são chapas que parecem mais folhas de papel de tão finas que são. Depois vcs me contam o resultado dessa obra mau feita. Podem ter certeza, é mais uma obra superfaturada com matérias de péssima qualidade.
Sou motorista de UBER e falei várias vezes com meus passageiros que a obra do viaduto da Voldac seria inaugurada em alguma data comemorativa pra fazer politicagem. De vez em quando colocam um trabalhador lá pra dizer que estão fazendo alguma coisa.
O problema é que cada vez que eles dizem que estão avançando na verdade eles estão é piorando o trânsito.
Moro em VR a poucos anos, nem voto aqui ainda, porém me pergunto, se ele é tão ruim, pq el foi reeleito? E de novo? E de novo? E de novo? Pensem.
Esse neto só pode está de sacanagem pois coloca uma equipe que não sabe de nada faz erros grosseiros em todas as obras que são executadas em volta redonda sendo que a equipe que ele coloca para a execução são de ótima qualidade assim ele diz mas e estranho de mas não acerta uma obra com perfeição e qualidade e era para ser feito e só aumenta o valor da obra será porque tem algo aqui que não está batendo e ainda tem eleitor que fala que ele e bom mas mal sabe que fazer política dentro de gabinete e fácil pois tirando a eleição ninguém mas vê ele na cidade se esconde onde ninguém acha essa e a realidade de volta redonda acorda eleitores de volta redonda essa situação tem que mudar
Volta Redonda está se degradando o bairro que eu moro só tem asfalto graças ao Baltazar que em 1994 colou.
Único lugar do bairro que faz algo e na principal Av dos Mineiros.
Próxima candidatura dele os velhos correm para votar nele rs claro tem passeio de graça.