O município de Resende, no Sul Fluminense, foi um dos locais onde a Polícia Federal cumpriu mandados durante a Operação Nacional Proteção Integral II, deflagrada nesta quarta-feira (dia 14) em todo o país. A ação tem como objetivo combater crimes cibernéticos relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes.
No estado do Rio de Janeiro, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo dois em Resende, um em Duque de Caxias e outro na capital. Durante a operação, um investigado foi preso em flagrante em Resende, por armazenar arquivos contendo imagens de abuso sexual infantil.
Coordenada nacionalmente, a operação envolveu 451 policiais federais e 150 policiais civis, responsáveis pelo cumprimento de 127 mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva em todas as unidades da federação. Em todo o país, 26 prisões em flagrante foram efetuadas durante o cumprimento das ordens judiciais.
A ação dá continuidade ao trabalho iniciado na Operação Nacional Proteção Integral I, realizada em março deste ano, e reforça o compromisso da Polícia Federal com a proteção da dignidade sexual de crianças e adolescentes. Apenas entre janeiro e abril de 2025, a corporação já cumpriu 612 mandados de prisão de foragidos da Justiça por crimes sexuais.
A Polícia Federal alerta pais e responsáveis para a importância de monitorar e orientar crianças e adolescentes tanto no ambiente virtual quanto no físico, como forma de prevenção a esse tipo de crime.
Foto: Divulgação