Ordem Pública de Barra do Piraí promove blitz educativa referente a poluição sonora de motocicletas

A Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Ordem Pública, promoveu na quinta-feira (dia 22), nas proximidades da Praça Heitor Vale, no Centro, uma blitz educativa referente aos danos causados pelo barulho de motos com escapamento adulterado às pessoas com hipersensibilidade sensorial e aos animais.

A ideia partiu do vereador Luiz Felipe Ludi, autor da Lei Municipal Nº 3964, de 10 de abril de 2025, que proíbe a venda e comercialização de escapamentos adulterados para motocicletas e demais veículos automotores no território de Barra do Piraí.

“A poluição sonora causada pelo escapamento adulterado de motocicletas é uma reclamação de grande parte da população de Barra do Piraí. Como representante do povo, não poderia deixar de lutar pelo seu bem-estar”, disse o vereador.

A prática é uma infração de trânsito grave e pode configurar contravenção penal ou crime ambiental, dependendo das circunstâncias e dos danos causados. Pessoas hipersensoriais como idosos, bebês, portadores do Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, além dos animais, são fortemente impactados por essa poluição sonora, que por sua vez pode desencadear crises sensoriais e de ansiedade, estresse acentuado, confusão mental, desorientação e outras consequências.

Com o apoio da Guarda Municipal e do Programa Segurança Presente, a secretaria organizou a ação da seguinte forma: os motoqueiros que passavam pela blitz, utilizando escapamento modificado ou não, eram abordados pela equipe.

Na abordagem, as motocicletas passaram por uma rápida vistoria para verificar se o escapamento havia sido adulterado. Após isso, os condutores foram instruídos pelos profissionais sobre os danos que essa poluição sonora poderia causar, e em seguida foram direcionados a uma experiência: foi proposto que eles colocassem um fone de ouvido no qual consigam escutar o som ampliado que a moto com o escapamento nessas condições causa em pessoas com hipersensibilidade sensorial e animais.

O secretário de Cidadania e Ordem Pública, Rômulo Massacesi, destacou que a população e os motociclistas abraçaram essa ideia.

“Essa é uma ação de conscientização muitíssimo importante e que teve um excelente retorno dos habitantes e dos próprios motociclistas. Ao proporcionarmos uma experiência educativa, buscamos instruir os condutores sobre essa situação que tanto incomoda nossa população”, declarou o secretário.

A ideia da secretaria e das forças de segurança responsáveis é, após esse primeiro momento, no qual estão sendo promovidas apenas atividades educativas, iniciar a fiscalização de maneira mais ostensiva, coibindo as infrações de trânsito com suas devidas penalidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.