VR: Promulga lei que garante distribuição gratuita de água em ondas de calor

Torneira sem água devido ao desperdício (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Após a derrubada do veto do prefeito Neto (PP), a Câmara Municipal de Volta Redonda promulgou a Lei Municipal nº 6.678, de autoria do vereador Rodrigo Duarte (Agir) e coautoria do vereador Rodrigo Furtado (PL). A norma institui o programa “Água para Todos”, que garante a distribuição gratuita de água potável em áreas de grande circulação de pessoas durante períodos de ondas de calor.

De acordo com a lei, considera-se onda de calor o período em que a temperatura média do município atingir ou ultrapassar 35ºC por três dias consecutivos, segundo medição oficial do órgão municipal competente ou de instituições meteorológicas reconhecidas. O programa prevê que a Prefeitura seja responsável pela instalação de pontos de distribuição de água em locais públicos, como praças, terminais de transporte coletivo, feiras livres e centros comerciais.

Também estão incluídas medidas de higiene e sustentabilidade, com a disponibilização de copos descartáveis ou orientação para o uso de recipientes individuais, além da divulgação dos pontos de distribuição por canais oficiais da administração municipal.

A secretaria municipal de Saúde terá a função de fiscalizar a potabilidade da água fornecida, que deve atender aos padrões estabelecidos pela legislação federal e municipal. A Prefeitura poderá, ainda, firmar parcerias com empresas públicas, privadas ou organizações não governamentais para ampliar a oferta e otimizar os recursos. As despesas decorrentes do programa correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

A lei foi publicada na edição de terça-feira (dia 7) do Diário Oficial. O prefeito Neto, conhecido por recorrer de leis aprovadas pela Câmara, deve questionar a norma no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), alegando sua inconstitucionalidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.