Doze estudantes da rede pública municipal de Volta Redonda, integrantes da Fanfarra da Escola Municipal Dr. Jiulio Caruso, do bairro Conforto, foram recebidos na manhã desta terça-feira (dia 14) pelo prefeito Neto (PP), no gabinete do Palácio 17 de Julho. O grupo conquistou o bicampeonato estadual no Concurso de Bandas e Fanfarras do Rio de Janeiro, disputado no último sábado (dia 11), na cidade de Silva Jardim, na Baixada Litorânea.
Com cerca de 160 componentes, a Fanfarra da Jiulio Caruso teve 100% de aproveitamento, vencendo todas as categorias que disputou: Corpo Musical, Pavilhão Nacional, Baliza, Corpo Coreográfico e Regente Mór. A competição foi organizada pela Federação de Bandas e Fanfarras do Estado do Rio de Janeiro (FFABERJ) e reuniu corporações de todo o estado.
“Orgulho e engajamento”, diz diretor
O diretor da Escola Jiulio Caruso, Virgílio Lisboa do Val, comemorou o resultado e destacou o empenho dos alunos e professores.
“No ano passado nós fomos campeões estaduais e depois nacional. E agora, esse ano, nós conseguimos o bicampeonato estadual e vamos para o nacional representar o nosso estado e representar Volta Redonda. Eu tenho muito orgulho de dirigir uma escola onde a gente tem alunos tão engajados, com tanta vontade de fazer a diferença e de construir algo cultural”, afirmou.
Virgílio esteve acompanhado do regente da fanfarra, Rômullo Arantes da Silva, e entregou ao prefeito uma placa de homenagem em agradecimento ao apoio da prefeitura ao grupo musical.
Prefeito Neto: “Volta Redonda tem orgulho dessa fanfarra”
Durante o encontro, o prefeito Neto parabenizou os alunos e ressaltou o papel cultural e educativo da fanfarra.
“Volta Redonda tem muito orgulho dessa fanfarra, que tanto tem trazido alegria para nossa cidade. Parabéns a vocês que representam nosso município Brasil afora. Agradeço pela homenagem e desejo todo o sucesso do mundo para que a Fanfarra da Jiulio Caruso continue vencendo”, declarou.
O secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai, também participou da recepção e elogiou o projeto.
“É fundamental incentivarmos ações como essa, que integra estudantes, profissionais da educação e toda a comunidade escolar em torno de objetivos comuns. Isso fortalece o processo de aprendizagem e contribui na formação dos nossos alunos”, afirmou.
Emoção dos alunos e apoio das famílias
Durante a visita ao gabinete, os alunos compartilharam a emoção pela conquista e pela oportunidade de representar a cidade.
“Eu, que estou há quatro anos na fanfarra, para mim é gratificante. Estar com essa família, ganhar esse título duas vezes ainda, as cinco modalidades, é uma honra. Para a gente, que se esforça todo dia, ensaiando, é emocionante também representar essa cidade. Só tenho a agradecer ao Neto, a todo mundo que esteve com a gente, ajudou em cada momento”, disse Vanessa Cristine Martins, 15 anos, aluna do 9º ano.
“É uma emoção muito grande, porque quando a gente entra na fanfarra a gente começa sem saber de nada e vai evoluindo, aprendendo com o Rômullo, a ponto de a gente conseguir ser bicampeã, trazer prêmios. É muito orgulho [estar com o prefeito], ele também ajuda bastante a gente em apresentações, é incrível poder estar aqui, ver ele, conhecer”, contou Lorena Belém, 14 anos, também do 9º ano, acompanhada da mãe, Adriana.
A mãe destacou a importância do incentivo e do apoio da comunidade escolar:
“Tenho muito orgulho da Lorena, porque eu sempre fui apaixonada por fanfarra. Agradeço muito, tanto ao Virgílio, por apoiar e por incentivar a fanfarra, ao Rômullo, pela dedicação dele, por apoiar e abraçar essas crianças, e, principalmente, à prefeitura, por todo o incentivo, apoio, conforto que deu para as crianças este ano”, ressaltou Adriana, uma das duas mães de apoio à fanfarra.
Foto: Secom/PMVR – Adriana Cópio