Diante das dificuldades em conseguir um emprego, muitos brasileiros optam pelo trabalho informal para garantir sua renda e o sustento de sua família. Em diversos casos, o caminho escolhido é começar a empreender. Se esta é a sua situação, abrir um CNPJ pode ser extremamente vantajoso.

Diante disso, muitos pequenos empreendedores já estão optando por formalizar suas atividades como MEI, de modo a deixar o seu negócio mais confiável com o devido registro. Nesta linha, trabalhadores que abrem o seu CNPJ como MEI podem contar diversas vantagens, como acesso a melhores condições relacionadas a serviços bancários, linhas de crédito específicas e carga tributária fixa e simplificada.

Provavelmente pensando nesses benefícios, a Comissão dos Trabalhadores criada por um grupo informal de funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) virou uma empresa. Isso mesmo. Com direito a CNPJ e sede na Rua Jaime Pereira de Moraes, no Morro da Conquista, em Volta Redonda. 

Sob o código e descrição das atividades secundárias principais de reparação e manutenção de equipamentos eletrônicos de uso pessoal e doméstico, o nome que consta como proprietário é de Ronald de Andrade Gomes, que vem a ser um dos membros da comissão informal.

A criação de uma empresa privada por uma comissão que se apresenta como representante de trabalhadores causou estranheza. Alguns questionamentos, ainda sem respostas, começaram a surgir no chão da fábrica da Usina Presidente Vargas nos últimos dias. Entre elas: qual seria o objetivo dessa empresa e quais seriam os “seus clientes”? Houve emissões de notas fiscais? Quem está bancando a Comissão? Quais são as reais intenções?

Detalhe importante: a abertura da empresa aconteceu 3 de maio, menos de um mês depois da Comissão ter incitado um movimento não oficial de paralisação que provocou a demissão de cerca de 200 metalúrgicos, inclusive os próprios membros da comissão, sem reintegração, já que no Tribunal Superior do Trabalho (TST) foi negado pedido para que eles fossem recontratados, oposto das promessas da oposição.

Por ora, sabe até agora que os membros da Comissão têm feito viagens a São Paulo e até mesmo a Brasília. Recentemente, eles anunciaram filiação à CSP-Conlutas, Central Sindical filiada ao PSTU.

Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.