Mais de mil animais foram beneficiados neste ano pelo programa “Cidadania Animal”, da Prefeitura de Volta Redonda. O projeto oferece gratuitamente castração para cães e gatos, priorizando protetores e acumuladores no atendimento, viabilizando também o transporte através de uma ambulância.
Em torno de 710 fêmeas e 300 machos – entre cães e gatos – passaram pelo procedimento. A maioria dos animais é proveniente de fiscalização de maus-tratos, acompanhados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Novas vagas serão reabertas em janeiro do próximo ano.
O “Cidadania Animal” é realizado por meio de uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro que, através do programa RJPET, realiza o procedimento de castração. As cirurgias foram feitas no Cirac (Centro Integrado de Recolhimento, Assistência e Controle de Animais), em Porto Real.
A coordenadora de Defesa e Bem-Estar Animal da SMMA, Ana Andrade, citou que o programa “Cidadania Animal” proporcionou agilidade nos procedimentos de castração, mencionando também a participação de protetoras de animais que contribuíram durante as ações do projeto.
“O projeto é muito importante para dar agilidade na fila de castração, principalmente do Centro de Controle de Zoonoses, e diminuir a quantidade de crias indesejadas abandonadas. As protetoras tiveram um papel fundamental para ajudar a organizar, pois algumas se voluntariaram, como Rosimar, Janilda e Nádia, por exemplo”, disse.
Fotos cedidas pela SMMA