Câmara de Barra Mansa cria Procuradoria da Mulher

Mulheres barra-mansenses vítimas de qualquer forma de violência e de desigualdade de gênero possuem um novo lugar de defesa de seus direitos: a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Barra Mansa. Aprovada na sessão desta quinta-feira (dia 22), a procuradoria nomeada Pro Mulher tem como objetivo principal defender os direitos da mulher e buscas, por meio de ações efetivas, políticas de igualdade de gênero.

De acordo com a resolução aprovada, a Pro Mulher será formada por procuradoras vereadoras, nas funções de procuradora titular e adjunta. Nos primeiros dois anos de atividade, a Pro Mulher terá como procuradora titular a vereadora Cristina Magno e como adjunta a vereadora Rayane Braga, as únicas duas parlamentares deste mandato.

A vereadora Cristina Magno, autora da resolução que cria a procuradoria, afirmou que a Pro Mulher é um órgão independente, que servirá de apoio às vítimas de violência, além de buscar a criação de políticas públicas para pessoas do gênero feminino.

“A Procuradoria da Mulher é um órgão fundamental na defesa da mulher na política e na sociedade. Precisamos defender políticas públicas para mulheres, para alcançar a igualdade de gênero. Costumo dizer que a Procuradoria da Mulher é o Procon da mulher.  Muitas vezes a mulher que sofre violência não sabe onde ir, e a Procuradoria da Mulher tem a finalidade de amparar esta vítima e encaminhá-la. Com a procuradoria aqui na câmara, as mulheres terão onde pedir socorro”, declarou a vereadora Cristina.

A vereadora Rayane Braga destacou a importância de as mulheres se verem representadas na política e em como a procuradoria vem para ampliar essa necessidade de representatividade.

“É um projeto que busca trazer igualdade à mulher dentro da câmara legislativa, mostrar que podemos, sim, ocupar os espaços. Lamento que tenhamos diminuído a quantidade de cadeiras ocupadas por mulheres no nosso legislativo, mas manteremos o trabalho de representar as mulheres e incentivá-las a participar da política. Este projeto traz voz e vez para a mulher barra-mansense”, afirmou a vereadora Rayane Braga.

A procuradoria irá trabalhar em várias frentes na defesa dos direitos das mulheres: conscientização, fiscalização, implementação de políticas públicas, acompanhamento e encaminhamento às autoridades competentes de vítimas de violência. Além da representatividade de ser composta pelas vereadoras, a procuradoria atuará ativamente contra a violência política de gênero, buscando maior participação feminina na política.  Como forma de conscientizar a população sobre a os direitos iguais de homens e mulheres, a Pro Mulher promoverá pesquisas, seminários, palestras e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.