Adolescente morre por raiva humana após ser mordido por morcego em Angra

Um adolescente de 13 anos morreu em março desde ano decorrente de raiva humana. Ele foi mordido por um morcego, em janeiro, em Angra dos Reis. A Secretaria de Saúde do Estado emitiu um alerta nesta terça-feira (dia 16), pois esse é o primeiro caso da doença desde 2006.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde afirmou que não houve a notificação de outros casos da doença e que o alerta só foi enviado nesta terça-feira,pois a Pasta estava fazendo uma checagem oficial dos fatos, que foi atrasada pela pandemia do novocoronavírus.

O último caso registrado de raiva humana foi em São José do Vale do Rio Preto, em 2006. No Rio de Janeiro, o caso mais recente ocorreu em 1986.

Segundo a Secretaria de Saúde, o adolescente foi mordido por um morcego em janeiro e não procurou à unidade de saúde para tomar doses da vacina antirrábica. Os primeiros sinais da doença se manifestaram no dia 22 de fevereiro.

Ele foi internado no dia 7 de março e, já no dia 13, foi transferido com suspeita de raiva, para a UTI do Instituto de Puericultura e Pedriatria Martagão Gesteira, no Rio de Janeiro. O adolescente morreu no dia 30 de março.

Ainda segundo a nota da Secretaria de Saúde, todos os 92 municípios do estado foram alertados e ainda “há indicativo que o Ministério da Saúde enviará vacina antirrábica animal para realização da campanha até novembro”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.