26.8 C
V Redonda
segunda-feira, fevereiro 16, 2026
Início Região Polícia Federal deflagra operação para combater desvios de recursos públicos em Barra...

Polícia Federal deflagra operação para combater desvios de recursos públicos em Barra do Piraí

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (dia 15), a operação Skal para combater o desvio de recursos públicos federais no município de Barra do Piraí. Na ação, cerca de 120 agentes cumprem quatro mandados de prisão temporária e 19 de busca e apreensão nas cidades de Barra do Piraí e Vassouras, no Sul do Estado, além de Magé, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti e na capital Rio de Janeiro.

A investigação, realziada em conjunto entre a PF e o Ministério Público Federal, teve início em 2018, com base em denúncias sobre desvios de recursos públicos em obras realizadas em hospitais locais. Ao longo dos trabalhos, de acordo com o apurado, ficou evidenciado que servidores municipais estavam atuando em conjunto com empresas para desviarem recursos destinados à saúde do município, principalmente por meio de hospitais privados, mas que atendem à população por meio de convênio com o Poder Público.

Entre os investigados, encontram-se servidores do alto escalão da Secretaria da Saúde Municipal de Barra do Piraí, agentes dos principais hospitais conveniados locais, além de empresas de outras regiões do Estado. A identidade dos envolvidos não foi informada.

Os repasses que são objeto de investigação ultrapassam a casa dos R$ 6 milhões de reais e os investigados responderão pelo crime de peculato, corrupção passiva e associação criminosa, sem prejuízo de outros relacionados que podem surgir no decorrer da investigação.

Nome
Skal faz referência à palavra saúde em línguas escandinavas, sendo usada nesse sentido desde o tempo dos Vikings.


(21) 2203-4404 / 4405 / 4406 / 4407

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.