Os frequentadores dos Restaurantes do Povo, do Governo do Estado, poderão saborear os pratos típicos de fim de ano nesta sexta-feira (dia 29). O ambiente também terá decoração especial. O almoço será servido a partir das 11h. Em 2023, as unidades da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos serviram cerca de 11 milhões de refeições.
– Essa refeição é essencial para mim – afirma Rosângela Regina, que atualmente atua como vendedora ambulante. Ela é frequentadora assídua do Restaurante do Povo da Central do Brasil.
O Restaurantes do Povo, o Café do Trabalhador e o RJ Alimenta são os programas de combate à fome oferecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, para atender à população em maior vulnerabilidade social.
Rosângela, que mora em Guadalupe, na Zona Norte do Rio, todos os dias vai até a Central do Brasil para vender balas e almoçar na unidade.
– O restaurante melhorou muito a nossa vida. A comida é gostosa e bem servida. Além de o lugar ser limpo, com higiene e agilidade no serviço. Lá você come com prazer. Só tenho a agradecer – conta Rosângela.
Este ano foi inaugurado o restaurante da Central e 18 unidades do Café do Trabalhador. Para o próximo ano, a proposta é ampliar os programas existentes, alcançando cada vez mais pessoas.
– Enfrentar a fome é dar melhores condições de saúde e dignidade à população. Fechamos o ano de 2023 com um saldo positivo de assistência aos mais vulneráveis. Mas essa é uma luta diária e para 2024 vamos expandir os programas. Nossas ações expressam o compromisso e o cuidado do Governo do Estado com a população fluminense. Só podemos considerar efetivamente o progresso quando há comida na mesa de todos – declarou o governador Cláudio Castro.
Confira o cardápio especial:
Volta Redonda: Mix de folhas (alface e acelga), maionese, sobrecoxa assada, virado de couve, arroz branco e feijão preto. Sobremesa – Banana.
Petrópolis: Lombo assado ao vinho, filé de frango ao molho de laranja, farofa à brasileira, arroz, feijão e salada. Sobremesa – Doce de abóbora
Bangu: Pernil ao molho, farofa de cenoura, arroz, salada e feijão. Sobremesa – Pudim
Bonsucesso: Pernil molho agridoce, farofa de ameixa, arroz, salada e feijão. Sobremesa – Manjar com calda
Campo Grande: Maionese de batata, farofa, pernil sem osso ao molho de abacaxi, arroz, feijão e salada. Sobremesa – Éclair de doce de leite
São Gonçalo: Lombinho assado, isca de frango ao molho, farofa, arroz, feijão e salada. Sobremesa – Paçoca
Central do Brasil: Churrasco misto ao vinagrete, sobrecoxa assada, arroz à grega, feijão e farofa de banana.
Duque de Caxias: Lombo suíno ao molho abacaxi, filé de frango com tomate de salsa, batata rústica, arroz colorido, e salada. Sobremesa – Salada de frutas.
Niterói: Salada de alface com beterraba, arroz com couve, feijão, torta de peixe, strogonoff de frango, batata palha com ervilha e cenoura. Sobremesa: Gelatina com creme de leite.
Belford Roxo: Alface americana com crouton, macarronese com passas, beterraba com milho, bacalhau ao Brás, filé de frango à parmegiana, arroz colorido, farofa de ovos. Sobremesa – pavê de creme, rabanada e ameixa.