Após anos de espera, a conclusão das obras do Pátio de Manobras parece estar mais perto de se tornar realidade. O prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani (PP), se reuniu com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na quinta-feira (dia 6), para discutir os últimos detalhes das intervenções. O foco agora está na finalização do viaduto no bairro Barbará e da alça de ligação até o fórum da cidade, com a previsão de conclusão em até quatro meses.
Furlani, otimista com o andamento dos trabalhos, ressaltou que estará em Brasília na próxima semana em busca de apoio para acelerar a última grande intervenção do projeto: a conclusão da terceira avenida do Pátio de Manobras, que vai da Rua Eduardo Junqueira (Centro/Estamparia) até o Parque da Cidade.
“Buscarei soluções para os entraves nas intervenções, gerados pela empresa VLI, que precisa transpor a linha férrea no trecho que ainda resta para a conclusão dos trabalhos. Esta é uma obra muito importante, pois transformará a mobilidade urbana de nossa cidade. Vamos fazer o que for necessário para trazer essa conquista para a nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Doação de área
O fiscal das obras de transposição da linha férrea do Dnit, Fábio Moulin, lembrou que o governo federal doará ao município toda a área remanescente das obras, incluindo o terreno onde estavam localizados os galpões demolidos no bairro Roberto Silveira. “Vamos providenciar a limpeza de todo o local em cerca de três meses”, disse Moulin.
O secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, destacou que as intervenções contribuirão significativamente para otimizar o fluxo de veículos na cidade. “Em breve teremos uma nova avenida, ampliando a fluidez no trânsito na região central, além do viaduto no Barbará, que contribuirá muito para o fluxo em uma das principais entradas e saídas da cidade”, afirmou o secretário.
Estiveram presentes na reunião também os secretários de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Cesar Carvalho, de Ordem Pública, Daniel Abreu, de Comunicação, Diego Raffide, além dos vereadores Paulo Sandro (presidente da Câmara) e Deco, e outros representantes do Dnit.
Será que agora finalmente a cidade verá o fim de uma obra que promete transformar a mobilidade urbana de Barra Mansa? A resposta virá nos próximos meses.