“Vim em busca de parcerias”. “Quero ampliar minha rede de contatos”. “Estou atrás de novas oportunidades de negócio”. Foram com essas expectativas que empresários da região chegaram ao Conecta+, evento promovido pela CDL Jovem de Barra Mansa em parceria com o Sebrae, na noite de quarta-feira (10).
A iniciativa, em sua terceira edição, trouxe uma palestra com o psicólogo especialista em psicologia organizacional, Bruno Morato, sobre o tema “Como gerar mais negócios para sua empresa através do Networking Profissional”. Ao final, os participantes participaram de rodadas de negócios que incentivaram trocas rápidas e objetivas, aproximando empresas de diferentes segmentos.
Na palestra, Morato destacou que o networking é a base do chamado “capital social”, que pode ser transformado em capital financeiro quando bem utilizado. “Todos os relacionamentos são por interesse. O que não pode acontecer é esse interesse estar escondido. Ser genuíno e transparente é fundamental. Quando temos clareza, as conexões se tornam mais sólidas e podem gerar clientes, oportunidades de emprego e diferenciais competitivos. O networking é um ativo valioso, especialmente para pessoas mais tímidas”, ressaltou.
O especialista também lembrou que esse processo não se aprende na faculdade, mas exige disciplina e disposição. “Não basta ficar sentado esperando que as coisas aconteçam. É preciso se movimentar, se conectar e cultivar relacionamentos sinceros. Esse pode ser o ativo mais valioso para o sucesso profissional”, completou.
Após a palestra, os analistas do Sebrae, Nathalia Malaquias e Lucas de Almeida, conduziram de forma dinâmica as rodadas de negócios. O formato, em reuniões simultâneas, favoreceu a aproximação entre empresas, possibilitando ampliar a rede de contatos, divulgar produtos e serviços, conhecer potenciais clientes e fornecedores e, sobretudo, abrir caminho para novas parcerias.
O clima era de entusiasmo: cartões de visita circulando, diálogos diretos e a energia de quem entende que conexões podem abrir portas. E, no fim, as expectativas deram lugar a conquistas. “Já marquei uma reunião para a próxima semana”. “Saio daqui com contatos valiosos”. “Foi mais produtivo do que eu esperava”. Esses foram alguns dos depoimentos de quem participou pela primeira, segunda ou terceira vez do Conecta+.
A consultora de imagem e estilo Cris Meira é novata no evento e veio da cidade vizinha, Volta Redonda, a convite de uma amiga. “Eu fui no evento de forma despretensiosa, em busca de absorver conteúdo sobre networking através da palestra. Como nunca tinha participado de nenhum Conecta+, me surpreendi positivamente com a dinâmica apresentada na roda de negociação. Networking genuíno entre empresários que possivelmente não teriam essa oportunidade em outras ocasiões. A CDL de Barra Mansa está de parabéns pela iniciativa”.
Para Jéssica Reis, presidente da CDL Jovem de Barra Mansa, o encontro cumpriu seu papel estratégico. “Mais uma vez seguimos com a missão de promover networking e oferecer uma verdadeira vitrine de negócios para os empresários da região. A palestra inicial foi pensada justamente para preparar os participantes e permitir que eles aproveitassem ao máximo a rodada de negócios”, explicou Jéssica, concluindo que, mais do que um evento, o Conecta+ se consolidou, em Barra Mansa, como ponto de encontro estratégico para quem aposta no poder das conexões.

Foto: Gabriel Borges