Após sete anos, metalúrgicos do Sul Fluminense firmam nova Convenção Coletiva de Trabalho

Após sete anos sem atualização, os sindicatos dos Metalúrgicos (SindMetal) e das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Sul Fluminense (MetalSul) firmaram a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/2026, que passa a regulamentar direitos e deveres da categoria e das empresas da região. O último acordo havia sido firmado em 2018/2019, e a nova convenção é fruto de intensas rodadas de negociação entre os sindicatos, representados pelos presidentes Odair Mariano da Silva (Metalúrgicos) e Jairo Rodrigues da Silva Junior (Metalsul).

De acordo com os dirigentes, o novo instrumento coletivo representa um avanço importante na formalização de direitos que, até então, deixavam trabalhadores vulneráveis à interpretação dos empregadores. Além de garantir conquistas para a categoria, a CCT oferece maior segurança jurídica às empresas, contribuindo para relações mais equilibradas e estáveis.

“O entendimento entre as partes é sempre o melhor caminho para enfrentar os desafios da classe trabalhadora. Esta convenção é fruto de muito esforço e compromisso com os metalúrgicos do Sul Fluminense”, afirmou Odair Mariano.

Jairo Rodrigues reforçou a importância do acordo como ferramenta de equilíbrio nas relações de trabalho. “A CCT garante um ambiente mais justo e produtivo para todos, fortalecendo a confiança entre trabalhadores e empresas”, disse.

A nova convenção entra em vigor imediatamente, com cláusulas que reforçam direitos adquiridos e criam condições para maior estabilidade nas relações industriais da região, beneficiando tanto empregados quanto empregadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.