Com o tempo de 12 horas e um minuto, o atleta volta-redondense Magno de Souza Ribeiro, de 52 anos, realizou a mítica travessia do Leme ao Pontal, se tornando o 46º ultramaratonista aquático a concluir o percurso. O desafio é feito pela Swimlpsa, uma Associação que tem a função de orientar os atletas a concluir o desafio com total segurança.
De acordo com a Swimlpsa, são cerca de 36 quilômetros de grandes belezas naturais, onde o nadador pode admirar, por um ângulo privilegiado, algumas maravilhas da cidade do Rio de Janeiro, como o Morro Pão de Açúcar, o Arpoador, as praias do Leme e de Copacabana, o Cristo Redentor, praias da Barra da Tijuca, da Reserva e do Recreio e Pedra do Pontal. “Além da extensão deste percurso, o atleta é submetido a grandes adversidades como fortes correntes, baixas temperaturas na água e fora, presença de águas vivas no mar, vento e ondulações. Características que fazem da travessia do Leme ao Pontal ser considerada uma das mais belas desafiadoras e a maior do Brasil”, define a Associação.
Com o feito, Magno recebeu da Associação a numeração exclusiva e vitalícia LPSA SOLO #46. Nas redes sociais da Swimlpsa, não faltaram elogios à sua performance. “Magno, eu já tinha certeza de que você era um vencedor. Deus te abençoe”, “Parabéns, Magno. Travessia dos brabos!”, “Que sua persistência e planejamento sirvam de exemplo para futuras vitórias, parabéns” foram alguns dos comentários de internautas.
Morador do bairro Bela Vista, Magno é fisioterapeuta e acupunturista na Associação dos Aposentados e Pensionista de Volta Redonda (AAP-VR) e nada desde seus 16 anos. Para o desafio, treinou arduamente durante os últimos 13 meses, o que garantiu a excelência de seu desempenho. Aliás, Magno teve, ao longo dessa trajetória, uma ajuda de peso, com orientações e treino personalizado do ultramaratonista aquático e recordista de títulos nacionais e internacionais, Glauco Rangel. O atleta volta-redondense parece ir pelo mesmo caminho, já que esta foi sua quarta ultramaratona em águas abertas.
“Estou muito feliz de ter vencido esse desafio. Foi um ano de preparação, abdicando de muitas coisas. É um desafio muito difícil, com vento, correnteza, água viva. Além de estar bem preparado fisicamente, a sua mente também precisa estar bem. Creio que sua mente é o seu limite, foco, determinação, disciplina e acreditar que você pode. Sou muito grato a muitas pessoas que foram fundamentais nesse processo. Sem apoio delas seria muito difícil”, relata Magno enumerando algumas empresas que o apoiaram nesta jornada, como a G2C Contabilidade, Cacauhollic, Meu Escritório é na Web, RTF Acqua de Barra do Piraí, Academia RTM, Sest Senat Barra Mansa, Equipe Desbravadores Mar & Terra, Equipe Cardumi Mirella Salomom de Resende, Cervejaria Penélope de Penedo, Poliana Okimoto, Pizzaria Matos, Ultra Mania De Corre e CNA de Volta Redonda. “Sentimento de superação e de muita gratidão a Deus e a todos que me apoiaram”.
Foto: Reprodução