22.3 C
V Redonda
domingo, fevereiro 22, 2026
Início Região Barra do Piraí conhece projeto de restauração dos Jardins da Catedral de...

Barra do Piraí conhece projeto de restauração dos Jardins da Catedral de Sant’Ana

Importante patrimônio histórico e cultural da região, a Catedral de Sant’Ana, em Barra do Piraí, deu mais um passo em seu processo de restauração: o projeto de reforma dos jardins. O evento de apresentação aconteceu na tarde de terça-feira (dia 11).

A apresentação do projeto foi no Bispado de São José, com a presença das arquitetas responsáveis, Vera Silvia e Carolina Stohler, além de autoridades como o Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique; o Padre Paulo Sérgio Almeida; o Padre José Luiz Reis; a representante do Patrimônio Histórico e Cultural da Diocese, Edna Fernanda; a prefeita de Barra do Piraí, Kátia Miki; membros do governo municipal; e o assessor especial da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Wanderson Farias.

Responsáveis pela ação, as arquitetas Vera Sílvia e Carolina Stohler destacaram os estudos para a construção do projeto, sendo os principais o levantamento histórico e a participação da comunidade. “Durante as nossas pesquisas, vimos a importância da praça da igreja para a comunidade. Era o único ponto de encontro, a única praça do bairro. Então, a nossa ideia de restauro é justamente recuperar essa memória, esse acesso que as pessoas tinham à praça, para que voltasse a ser um espaço convidativo para as crianças, para as pessoas. E que, ao mesmo tempo, resgatasse essa memória afetiva que as pessoas tinham, a ligação com a praça”, disseram as arquitetas.

A prefeita de Barra do Piraí, Kátia Miki, destacou a relevância do patrimônio para o município e a preservação da história. “Fiquei muito feliz de ter participado desse roteiro, na Catedral de Senhora Sant’Ana. Viemos com toda a nossa equipe de governo para poder entender esse projeto, para entender também como o nosso município pode participar disso, dando fomento, sendo parceiro, para que possamos resgatar a nossa história, a nossa cultura nesse patrimônio que é tão importante, uma pedra fundamental da cidade de Barra do Piraí. Agora, a intenção é partir para a segunda etapa, conforme foi apresentado”, explicou a prefeita.

O Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique, comentou o benefício do projeto para toda a população da cidade e da região. “Agradecemos muito a todos os colaboradores que têm se empenhado para que esse projeto se concretize. A Prefeitura Municipal de Barra do Piraí, porque a nossa intenção é resgatar a memória, a importante memória artística e religiosa da nossa região. Fundamental é a parceria com o poder público, e toda a população de Barra do Piraí será beneficiada, assim como toda a Diocese, já que a Catedral é da nossa Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda. Esperamos que tudo corra bem e que possamos dar passos importantes na restauração”, pontuou o Bispo.

“Os próximos passos são a captação de recursos, inscrição do projeto nas leis de incentivos fiscais estadual e federal, verificação de editais abertos para a restauração de patrimônio histórico e busca de emendas parlamentares”, comentou Edna Fernanda, da Comissão de Patrimônio Histórico-Cultural da Cúria Diocesana.

Pároco da Catedral, o Padre Paulo Sérgio falou da alegria de toda a comunidade na elaboração do projeto. “O coração se alegra diante de tudo que vivemos em 2022, ano do centenário, e tivemos a oportunidade de falar para o povo da Diocese um pouco da história da catedral, do projeto de restauração e da história de Barra do Piraí. E hoje, junto à Prefeitura de Barra do Piraí, aos representantes do governo, aos representantes da sociedade organizada, com a presença do Bispo Diocesano, poder fazer esse histórico, apresentar o projeto de restauração do Jardim da Catedral, lançar esse projeto, iniciar o projeto. Iniciar essa campanha na busca de oração, participação e recurso financeiro é uma grande alegria. Bendito e louvado seja Deus por este dia, em que podemos trazer presente esse importante passo para a restauração do jardim de nossa Catedral”, disse o Padre Paulo.

Essa iniciativa irá valorizar o turismo religioso e beneficiar toda a comunidade de Barra do Piraí. A equipe organizadora parte para a etapa de captação de recursos, visando à realização das obras em 2026.

Roteiro histórico

Antes da apresentação do projeto, a comitiva participou de um roteiro histórico, contextualizando a criação da cidade de Barra do Piraí e da Catedral de Sant’Ana, guiados pelo historiador Igor Manso. Eles conheceram o casarão do 3º Barão do Rio Bonito, José Pereira de Faro; a casa da princesa, local onde ficou a primeira capela; o Largo Carioca e a construção da Catedral.

Fotos: Nathália Barreto, Assessoria de Comunicação Diocesana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.